sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sinop: acadêmicos da UFMT podem retornar as aulas a partir de 2ª

Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro
 A greve dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso pode ser suspensa e as aulas podem ser retomadas a partir de segunda-feira (19). A informação é de um acadêmico que está em Cuiabá e participou, esta tarde, de uma reunião com a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder. Ele disse que "pelo andamento da negociação e conquistas em alguns itens da pauta acredito que a greve será interrompida". Um assembleia para definir o fim da greve será feita no sábado, porém, o horário ainda não foi definido.
Nesta sexta-feira, os estudantes que estão em Cuiabá retornam para Sinop. O ônibus eles conseguiram com a reitora. O acadêmico disse que alguns pontos da pauta de reivindicações avançaram, entre eles está a promeça que em 60 dias os alunos de medicina veterinária poderão estar utilizando o hospital. A biblioteca será ampliada e deverá dobrar de tamanho e expandir nos póximos anos para atender a demanda, porém, para essa obra será necessária uma emenda no orçamento da universidade para que recursos possam ser destinados.
Conforme Só Notícias já informou, as reivindicações apresentadas para a unidade local são aquisição de equipamentos para o hospital veterinário e funcionamento imediato, bem como dos blocos de farmácia; construção de um centro de vivência e a disponibilização de um centro provisório até que o permanente fique pronto; construção de um complexo esportivo; ampliação da biblioteca; funcionamento do restaurante universitário; construção de uma guarita e mais segurança; criação do conselho máximo do campus; estruturação; unificação da fazenda experimental e legalização do fotocópia.
O campus da UFMT Sinop está bloqueado para a entrada de veículos desde o dia 22 de julho. Os acadêmicos deixaram de assistir aulas e realizar provas. Apesar disso, o funcionamento interno da unidade está ativo e os técnicos administrativos continuam trabalhando normalmente.
A UFMT Sinop tem cerca de três mil acadêmicos nos cursos Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, com ênfase em Física, Matemática e Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário